Produção de um texto acerca do tema: Segmentação Turística e Personalização de Roteiros. (Docente Zé Gotardo).
2.SEGMENTAÇÃO TURÍSTICA:
A segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda . A partir da oferta, a segmentação define tipos de turismo cuja identidade pode ser conferida pela existência, em um território, de:
• atividades, práticas e tradições (agropecuária, pesca, esporte, manifestações culturais, manifestações de fé)
• aspectos e características (geográficas, históricas, arquitetônicas, urbanísticas, sociais)
• determinados serviços e infra-estrutura (de saúde, de educação, de eventos, de hospedagem, de lazer)
Com enfoque na demanda, a segmentação é definida pela identificação de certos grupos de consumidores caracterizados a partir das suas especificidades em relação a alguns fatores que determinam suas decisões, preferências e motivações, ou seja, a partir das características e das variáveis da demanda. Os produtos e roteiros turísticos, de modo geral, são definidos com base na oferta (em relação à demanda), de modo a caracterizar segmentos ou tipos de turismo específicos. Assim, as características dos segmentos da oferta é que determinam a imagem do roteiro, ou seja, a sua identidade, e embasam a estruturação de produtos, sempre em função da demanda.
Entre os segmentos, temos os que mais são procurados:
*Turismo Social
*Ecoturismo
*Turismo Cultural
*Turismo de Estudos e Intercâmbio
*Turismo de Esportes
*Turismo de Pesca
*Turismo Náutico
*Turismo de Aventura
*Turismo de Sol e Praia
*Turismo de Negócios e Eventos
*Turismo Rural
*Turismo de Saúde
*Turismo de Lazer
Personalização de Roteiros
A personalização de roteiros é importante no desenvolvimento das atividades turísticas,cabe ao guia de turismo diferenciar as necessidades de cada turista ou grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário