sexta-feira, 15 de abril de 2016




 Trabalho em equipe realizado por: Nidione Oliveira, Michele Martins, Bruno Grando e Renata Beraldo






                                      *Minimalismo
                                 * Pós- Modernismo
                                   *Oscar Niemeyer

 Minimalismo é um movimento artístico e cultural que surgiu nos Estados Unidos no começo da década de 1960


Características:

* Elaboração de obras (pinturas, esculturas, músicas, peças de teatro) com a utilização do mínimo de recursos;
* Utilização de poucas cores nas pinturas;*Nas artes plásticas, destaque para o uso de formas geométricas com repetições simétricas;* Criação de músicas com poucas notas musicais, valorizando a repetição sonora




                                             Casa Mosaico no Japão




Essa casa foi construída em pequenos detalhes, 
sem muitas janelas do lado de fora,o andar superior possui um telhado de vidro que harmoniza a luz solar e oferece vistas espetaculares do céu.









Os materiais privilegiados na decoração minimalista são a madeira, vidro, inox, cromado, espelho, mármore e granito.  Como são utilizados poucos elementos na decoração, os acabamentos  são o destaque.






Uma das características da  arquitetura minimalista é a valorização da  luz natural , através de grandes panos de vidro, para privilegiar as belíssimas vistas do exterior.




O conceito de simplificar embalagens a ponto de chegar ao mínimo de detalhes possível e assim garantir destaque para o produto em meio a um mundo de embalagens de design agressivo não é mais novidade. Grandes marcas como Pepsi e Starbucks Coffee já aderiram à tendência e a cada dia mais e mais empresas devem seguir o mesmo caminho.



Obras Minimalistas:

 



                          Pós-Modernismo

  


O Pós-modernismo vigorou durante aproximadamente 20 anos, nas décadas de 1980 e 1990.

• Os anos 80 do século XX foram um período extremamente consumista, graças a política econômica do presidente norte americano Reagan, que permitiu o enriquecimento de grande parte da população dos EUA. Talvez esse seja o motivo da arquitetura pós-moderna ser chamada também de “arquitetura do consumo”.
•Arquitetura Pós-Moderna
•1970 reação ao modernismo, encorajava o uso de elementos de estilos vernáculos históricos e frequentemente a ilusão lúdica, o efeito decorativo e a complexidade.

•Incorporação de elementos greco-romanos sem efeito estrutural somente decorativo.



        Robert Venturi – arquiteto e teórico norte americano – foi o primeiro a escrever sobre o pós-modernismo, ele elaborou um paralelo de características antagônicas entre o modernismo e o pós-modernismo:


MODERNISMO                          Pós- Modernismo

Simplificação                             Complexidade,contradição

Unicidade                                   Ambiguidade, tensão

Exclusividade                             Inclusividade

Puritanismo                               Hibridismo

Unidade óbvia (objetividade integrista)     Vitalidade                                                                                     emaranhada


Complexidade/Contradição:  O Pós-modernismo “sacudiu” o marasmo criativo que assolava a arquitetura moderna nos anos 70. Como exemplo de contradição podemos observar o Edifício Mutual de Seguridade, construído em 1999.

 Ambiguidade/Tensão: O pós-modernismo bebeu de todas as fontes arquitetônicas ocidentais, até mesmo do modernismo. Essa mistura e sobreposição de elementos é que causa essa sensação de tensão. Na imagem que segue pode-se perceber a simetria e os elementos clássicos misturando-se a elementos construtivos da época (vidro, concreto, etc.), que levanta uma polemica muito grande acerca da obra.


Inclusividade: Não há padronização, sempre se parte do pressuposto da obra para o indivíduo que a habita; No caso das instalações do Grupo Escolar Vale Verde por exemplo, onde o arquiteto cria toda uma simbologia para criticar a forma como as escolas trabalham com as crianças.


Hibridismo: Ocorre um processo quase de clonagem, onde a composição complexa e a justaposição de elementos levam a ornamentação gratuita dos edifícios. A mistura desses elementos é que facilita a interpretação do hibridismo;


Vitalidade emaranhada: Os pós-modernistas não tinham medo de introduzir elementos diferentes em suas obras, tanto é que aparecem obras com  colunas clássicas, formas geométricas e até mesmo características bem peculiares do modernismo. Isso fornece ás obras essa tal vitalidade emaranhada.



                                  Oscar Niemeyer

Arquiteto: Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.











Oscar Niemeyer (1907/2012) é  o maior expoente da arquitetura modernista brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, em 1907, formou-se na Escola de Belas Artes, na mesma cidade e ganhou notoriedade internacional pelas formas curvas que aplicava em suas construções.
Niemeyer começou a trabalhar como estagiário junto a Lúcio Costa  no projeto do novo edifício do Ministério da Educação, o Palácio Gustavo Capanema . Seu primeiro grande projeto individual, e que lhe assegurou renome no Brasil e no mundo foi o complexo da Pampulha, em Belo Horizonte.
Mas o projeto que realmente colocou Niemeyer num patamar único foram os edifícios de Brasília, cujo projeto urbanístico foi desenhado por Lúcio Costa. Este convidou o arquiteto com quem já trabalhara no edifício do MEC para projetar todos os edifícios públicos da nova capital – e modelar também os prédios das superquadras residenciais.
É reconhecido internacionalmente como um grande gênio da arquitetura moderna.


Projetado na década de 50 do século XX, o Edifício COPAN surgiu como monumento aos paradigmas da capital paulista.

VOLUMETRIA: é a maior estrutura de concreto armado do pais, com cerca de 400 Kg por metros cúbico, tem 115 metros de altura, 120 mil metros quadrados.



Implantação: sua arquitetura em forma de S constituiu-se em um símbolo da cidade Moderna.



                Igreja de São Francisco de Assis


Foi elaborada com curva livre e sensual a curva da mulher preferida, que tornou-se uma de suas marcas.


O uso de formas em curvas ou em cascas nas estruturas em concreto armado deu a Niemeyer a possibilidade de explorações inéditas em todos os seus futuros projetos.





                      Sambódromo da Sapucai



O Sambódromo foi construído em apenas 120 dias, usando muitas técnicas de construção pré moldada em concreto armado.




A pista tem 700 m de extensão e 13m de largura e a capacidade é de 60 mil espectadores.






Fontes:


http://pt.slideshare.net/maninhoskywalker/pos-modernidade-7851593?next_slideshow=1
•http://pt.slideshare.net/Fernandacristinaandrade/oscar-niemeyer-9348781?next_slideshow=1
http://upminimalismo.blogspot.com.br/
•https://obravipblogs.wordpress.com/2009/06/04/casa-mosaico-no-japao-com-arquitetura-minimalista/

•https://arquitracobrasil.wordpress.com/pos-modernidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário