sexta-feira, 15 de abril de 2016

                   MÓDULO V: Excursão Nacional

 Atrativos apresentados nas viagens de treinamento (Sul de Minas [Socorro-SP e Monte Sião-MG] e Curitiba) fora do Estado de São Paulo: Docentes Márcia Impink e Sandra Zotelli.






  Viagem Técnica Sul de Minas/Socorro e Monte Sião-MG


    Nidione-Mirante do Cristo Redentor





O Mirante do Cristo Redentor


É uma visita “obrigatória” para os turistas que vão a Socorro. A escultura do Cristo Redentor de braços abertos existe desde o final da década de 1960 e foi montada como um quebra-cabeça contendo 65 peças.
O mirante tem uma das vistas mais bonitas da cidade e é ideal para apreciar o pôr do sol. O local passou por uma ampla reforma concluída agora no início do ano. Um elevador panorâmico foi instalado permitindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso ao local, além disso, o Mirante ganhou uma nova iluminação, novo calçamento e agora um Centro de Informações Turísticas. Dentro de alguns meses um café e uma loja de laticínios e souvernirs serão abertos no local.
2 banheiros.Playgrong para crianças.Estacionamento.Fonte de água mineral.Diariamente, das 9h às 18h.



A estrutura conta com:
Entrada: gratuita


                                      Fonte:http://socorro.tur.br/o-que-fazer/mirante-do-cristo/



                     Michele - Igreja Nossa Senhora do                                   Rosário


Igreja  nossa senhora do rosário.
A primeira igreja do Rosário foi construída no largo que lhe deu o nome (Largo do Rosário). Ela foi construída por Manoel Nogueira de Souza, dono do terreno. Era uma capelinha de pau a pique, na metade do século XIX, foi demolida em 1953 e o terreno doado à prefeitura municipal e ao povo de Monte Sião.
Para construir a igreja do Rosário foi feita uma quermesse no Largo do Rosário, cujos festeiros foram: Alvarim Pires de Couto, José Bassi, Benedito Vigilio, Toninho Soldado e outros, no ano de 1954, com a renda da quermesse e mais a ajuda do povo de Monte Sião que contribuiu com tijolo, areia, telhas e campanhas para arrecadar materiais.A planta da igreja foi feita por Pascoal Andreta. E todos trabalhavam: Festeiros, o povo e o idealizador da igreja, para que ela ficasse pronta.E isso se deu em 1955, quando ela foi inaugurada com missa rezada pelo Revmo. Padre Gustavo Moreira de Abreu.No pátio que a rodeia, o prefeito Carlos Penacchi, ordenou que se fizesse uma praça.• PROJETISTA DA ANTIGA PRAÇA, TAMBÉM FOI PASCOAL ANDRETA.• RECÉM RE-INAUGURADA, A PRAÇA RECEBEU PISO NOVO, CHAFARIZ E A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.Em 2001, a igreja do Rosário recebeu roupagem nova, foi pintada,conservando suas características principais. Hoje a praça do Rosário e a igreja do Rosário, são atrações turísticas, pois formam um lindo conjunto.



                             Viagem Técnica Curitiba/PR
                Nidione-Jardim Botânico


O Jardim Botânico de Curitiba, inaugurado em 5 de outubro de 1991, é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do País, em especial da flora paranaense.
O uso de suas dependências é regulamentado pelo Decreto Municipal 1.583/2011. Contribui na preservação e conservação da natureza, para a educação ambiental, na formação de espaços representativos da flora brasileira e ainda oferece uma alternativa de lazer para a população.
O nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.
Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40% de sua área total corresponde a um Bosque de Preservação Permanente, conforme a Lei Municipal nº 62 de 1986, com nascentes formadoras dos lagos.
Com 458 metros quadrados, a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior, exemplares vegetais característicos das regiões tropicais. Emoldura a estufa um imenso jardim em estilo francês com seus canteiros geométricos. Também fazem parte da paisagem chafarizes e a escultura intitulada "Amor Materno" do artista João Zaco.
A mais nova atração, o Jardim das Sensações inaugurado em 2008, tem por objetivo despertar, sem o uso da visão, os sentidos do olfato e do tato.
Situado nas dependências do Jardim Botânico, o Museu Botânico Municipal recebe cientistas e pesquisadores de todo o mundo em um dos maiores herbários do Brasil, com o que há de mais representativo da flora paranaense e do mundo.


  • Área: 178.000 m2
  • Localização: Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski
  • Bairro: Jardim Botânico
  • Ano de Implantação: 1991
  • Acesso: Gratuito
  • Fauna: Gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.
  • Flora: Araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.
  • Equipamentos: Estufa, Espaço Cultural, Museu Botânico Municipal, bistrô, jardim em estilo francês, Jardim das Sensações, lagos, fontes, pista de caminhada, sanitários públicos, loja, equipamentos de ginástica e estacionamentos.
                                               Créditos: Valzinha Moraes

          Fonte:http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/jardim-botanico/287




                                        Michele - Arena da Baixada 

ARENA DA BAIXADA - ATLÉTICO PARANAENSE
A história do estádio do Atlético começa no início do século XX. Em 1914, Joaquim Américo Guimarães, então presidente do Internacional, comandou a construção do estádio Baixada, localizado no bairro Água Verde. O Atlético surgiu dez anos depois, herdou o patrimônio e batizou o estádio com nome do principal responsável por seu surgimento( Joaquim Américo Guimarães).
Durante oito décadas a Baixada passou por diversas reformas, melhorias e ampliações. A última grande obra foi concluída em 1994, mas durou só três anos. Em 1997, o antigo Joaquim Américo foi demolido para dar lugar à Arena da Baixada, estádio mais moderno da América Latina.
Após a reforma de 1999, o estádio ainda necessitava da sua conclusão, e esta . A partir da reinauguração de 1999,ocorreram a remodelação estrutural para receber os jogos da Copa do mundo de 2014, o estádio ostentou o título de o mais moderno de toda a América latina
Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada):
- Apelido: Arena da Baixada, Caldeirão do Diabo
-Capacidade :43.000 pessoas
-possui teto retrátil ( dias de chuva eles fecham)
- Medida do gramado: 105m x 68 m, gramado é sintético
- Cadeiras de polipropileno, importadas da Espanha
- Gramado com dois tipos de grama: Rye Grass e Tifton 419
- Sistema de drenagem do campo
- Seis elevadores convencionais e dois elevadores panorâmicos
- Área coberta de 11.980 m2 com telhas
- 21 banheiros públicos (11 masculinos e 10 femininos)
- 68 lojas
- 10 suítes de patrocinadores com sala, banheiro e sala de estar para 22 pessoas
- 41 camarotes tipo B para 16 pessoas, com banheiro privativo e sala de estar
- 35 camarotes tipo C de 9 a 15 lugares
- 4 lojas externas (tipo mall)
- 8 vestiários para jogos de futebol
- 10 camarins para shows
Curiosidades:
O Joaquim Américo foi o primeiro estádio de futebol do Paraná. A partida inaugural foi realizada no dia 6 de setembro de 1914, entre Internacional e Flamengo, com vitória dos cariocas por 7 a 1.
O terreno onde está localizada a Arena da Baixada era uma chácara da família Hauer no início do século XV. Fora então alugada para a construção do estádio Joaquim Américo.
O local ao lado da Baixada era um depósito de pólvora do Exército. Daí a crença de ser um lugar explosivo.
Em 1929, a área da Baixada foi comprada pelo presidente em exercício, Luis Feliciano Guimarães, e o vice, Hermano Machado, em nome particular e alugaram para uso do clube.
Nossa Senhora de Salete foi adotada em 1982 como santa protetora do Atlético. Desde então, sua imagem não saiu do vestiário principal do Joaquim Américo. Na época, várias missas foram rezadas pelo padre Elídio, para abençoar o clube e o estádio. A crença na Santa protetora foi tamanha que a dupla Washington e Assis passou a ser devota, comparecendo com freqüência ao Santuário. Em 1983, depois de vencer o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro e garantir vaga na semifinal da competição, vários jogadores e dirigentes foram flagrados beijando a imagem da santa.
Após a conclusão da arena, o espaço, em seu primeiro ano de uso, foi usado quase que exclusivamente para jogos de futebol e pequenos eventos empresariais. Em dezembro de 2014, foi utilizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná para realizar o maior casamento coletivo da cidade, quando 800 casais efetuaram suas cerimônias de casamento[21] . O primeiro grande show da arena multiuso, foi a apresentação do compositor britânico Rod Stewart, na noite de 17 de setembro de 2015 para um público de aproximadamente 35 mil pessoas

Endereço: Rua Buenos Aires, 1260 -Água Verde Curitiba/PR.
                                                     Créditos: Valzinha Moraes

                     Fonte: http://www.atleticoparanaense.com/site/clube/arenacap
                                              www.arenacap.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário